Por Marketing

Volvo

Volvo recebe Prêmio Sandy Myhre pelo seu comprometimento com a inclusão feminina4 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 04:05

A Volvo Cars foi reconhecida com o Prêmio Sandy Myhre pelo seu significativo compromisso para inclusão e empoderamento feminino no setor automotivo. A premiação faz parte do Women’s World Car of the Year (WWCOTY), criado pela jornalista Sandy Myhre, em 2009, e é, até hoje, o único grupo de premiação do setor no mundo composto exclusivamente por jornalistas mulheres.

O prêmio destaca a dedicação da Volvo Cars em diversas áreas importantes, entre elas, a inclusão no local de trabalho. A empresa mantém uma representação feminina significativa na equipe, promovendo um ambiente diverso e inclusivo.

New Volvo XC90 Lifestyle

Com um relevante legado de inovações em segurança, desde 1995, a Volvo utiliza bonecos de testes de colisão desenvolvidos para simular mulheres grávidas, demonstrando o seu compromisso em garantir a segurança de todos os ocupantes dos veículos.

Em 2023, a Volvo fez, também, parceria com a “Girls Who Code”, uma organização que visa reduzir a disparidade de gênero na tecnologia, incentivando a participação feminina em áreas tradicionalmente dominadas pelos homens.

A Volvo Car Brasil conta com a participação de quatro mulheres em sua diretoria: Mirella Cambrea, diretora de marketing; Tatiane Faria, diretora de Network; Rita Leme, diretora de RH; e Monette Felippe, diretora de PNL. Além delas, outras sete ocupam cargos de gerência e mais de 35% dos funcionários da operação no país são mulheres, presentes nas mais diversas áreas, como marketing, eletrificação, financeiro, jurídico, entre outras.

Mirella fez sua carreira na Volvo Car Brasil e acompanhou a evolução da presença feminina na operação nacional. “Entrei na Volvo como estagiária e, ao longo dos anos, passei por muitos momentos da marca. Lembro que era comum ter mulheres em setores como marketing e jurídico, mas em outras áreas não muito. Atualmente, temos mulheres em praticamente todos os setores da empresa, o que é muito legal. Este prêmio é um reflexo desse movimento, que acontece não só no Brasil, mas em todas as operações da Volvo mundo a fora”, comemora a diretora de marketing.

Para Rita, que acumula a função de Recursos Humanos para Global Importers e Latin America, este reconhecimento é fruto do trabalho da Volvo Cars no mundo todo. “Receber o Prêmio Sandy Myhre, que criou o Women’s World Car of the Year é muito legal e reflete não só o nosso pensamento aqui no Brasil, mas como a mentalidade da empresa em todas as suas operações, sempre focada nas pessoas que aqui trabalham”, garante.

Promovida à diretora de PNL no último trimestre de 2024, Monette Felippe aproveita para celebrar o novo desafio. “Tenho muito orgulho da minha trajetória dentro da Volvo Car Brasil. Assim como a Mirella, estou na empresa há bastante tempo e estou muito honrada por chegar ao cargo de Diretora de PNL, que reflete a política de reconhecimento da companhia”.

Desde janeiro do ano passado à frente da diretoria de Network, lidando diretamente com toda a rede de concessionárias, Tatiane Faria também enaltece a cultura da empresa. “A gente tem uma cultura muito forte dentro da Volvo Car Brasil, como a Rita disse, que se preocupa com o indivíduo. Nós temos muito orgulho de ter a confiança de todos para exercer nosso papel da melhor maneira possível”.

O Prêmio Sandy Myhre não só reconhece o compromisso da Volvo Cars com as mulheres, mas também presta homenagem à fundadora do WWCOTY, Sandy Myhre, sublinhando a importância da representação feminina na indústria automotiva.

Sobre a Volvo Car Brasil

A Volvo conta com cinco modelos em seu portfólio no Brasil: EX30, XC40, C40, XC60 e XC90. O EX30, novo SUV elétrico compacto, é o modelo mais acessível da marca sueca e, atualmente, surgiu para mudar padrões. Além de carregar todos os padrões de requinte, tecnologia, sustentabilidade e segurança da montadora, amplia a presença da fabricante para segmentos mais volumosos. Com preços competitivos, é a nova porta de entrada para clientes acessarem o universo premium e elétrico.

Em 2024, a empresa encerrou com 8.682 veículos emplacados, que representa uma estabilidade frente ao ano anterior, mantendo a marca de 17% de share de emplacamentos no segmento premium.

Lançado em maio do ano passado, o Volvo EX30 teve 2.748 emplacamentos, sendo o veículo premium totalmente elétrico mais vendido do país, representando 82,5% das vendas de elétricos no mercado Premium onde atua.

Outro grande ícone da marca, o Volvo XC60, segue liderando as vendas de híbridos na categoria Premium, com 3.287 veículos emplacados em 2024, representando mais de 29,1% das vendas na categoria.

A Volvo é, ainda, a empresa que mais investe em eletrificação no país, com um investimento superior a R$70 milhões. Atualmente, já são mais de 60 eletropostos em funcionamento nas rodovias das cinco regiões do Brasil.