PCD: Mais acessibilidade ao seu alcance1 min read
O dia 11 de outubro no Brasil é um dia de luta pelos direitos dos deficientes físicos.
A Ford apoia a iniciativa de isenção de IPI e ICMS para pessoas que possuem doenças, sequelas ou em tratamento que trazem limitações, falta de força, falta de sensibilidade, restrição de movimento, formigamento ou tem recomendações para evitar maiores esforços. O Programa gera desconto em todos os modelos participantes e produzidos no Mercosul.
Saiba os pré-requisitos para ter acesso ao PCD FORD:
- Isenções de Impostos:
O deficiente físico que é o condutor de automóveis, está isento de IPI, IOF, ICMS, IPVA, e Rodízio. Já o não condutor está de isento de IPI, e o carro no qual circula fica livre do rodízio.
- PCD Condutores:
É necessário possuir a Carteira Nacional de Habilitação Especial. Ela só é obtida após perícia no SUS ou clínica do DETRAN. Vá a um distribuidor Ford e peça orientações sobre onde encontrar autoescolas especializadas e despachantes que ajudem a conseguir a CNH especial, na condição de PCD conduto.
- PCD não Condutores:
É necessário passar por uma avaliação em serviço médico credenciado pelo SUS ou clínica do DETRAN. O laudo médico irá detalhar o tipo de deficiência e CID.
- Documentação:
Após as perícias e avaliações descritas, é preciso enviar documentos pessoais e requerimentos de pedido de isenção aos órgãos competentes, para que sejam aprovados.
Para mais informações e verificar quais modelos fazem parte do programa, você pode baixar o nosso e-book: