Por Marketing

Oficina

Pneus novos: atrás ou na frente?4 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 04:13

A Ford Dimas não mede esforços para trazer dicas de cuidados com seu carro. Ao apresentar as principais novidades da marca, também falamos muito sobre segurança, tecnologia e cuidados essenciais para o seu carro. O texto de hoje, no entanto, é para sanar uma dúvida comum dos motoristas que precisam comprar pneus novos. A questão é uma só: eles devem ser colocados nos eixos traseiros ou dianteiros?

É exatamente sobre isso que vamos falar nesse texto. Você entenderá melhor a importância dos pneus do carro e receberá mais dicas para cuidar desses importantes componentes do seu carro.

 

Pneus Run Flat Ecosport

 

A importância de manter os pneus novos

 

Antes, precisamos reforçar a importância de manter os pneus novos ou com as características de um pneu bem conservado no seu carro. Os pneus utilizados nos automóveis possuem ranhuras que atendem a um propósito: escoar água quando a estrada estrada está molhada. 

Cumprindo essa função, os pneus ficam em contato com o asfalto, garantindo a aderência necessária para o veículo rodar sem riscos. No entanto, quando a borracha está muito gasta, o pneu fica duro e a parte mais dura e com menos qualidade da borracha em contato com o solo, comprometendo a aderência. Essa é a hora de achar pneus novos para o carro.

Outro aspecto torna a conservação dos pneus importante! Como eles não foram desenvolvidos para rodar “lisos”, ou carecas, como popularmente é chamado um pneu mais gasto, a borracha das camadas inferiores está perto da cinta metálica do pneu, aumentando o risco de furos e rasgos.

 

Pneus novos: atrás ou na frente?

 

Continental, parceiro Ford Dimas!

 

Além de se preocupar com a calibragem dos pneus, se você não tem como trocar todo o jogo de pneu do carro, precisa fazer essa escolha: posicionar os pneus novos atrás ou na frente? O que é melhor para a aderência do carro? A resposta é uma só! Sempre que estiver nessa situação escolha colocar os pneus novos nos eixos traseiros, ou seja, na parte de trás do carro.

Se você quer contribuir para manter a aderência do seu veículo, essa é a melhor escolha. Cabe ressaltar que o desgaste dos pneus traseiros e dianteiros é bem diferente. Isso ocorre por causa de fatores, como a distribuição de peso, das cargas dos freios e da tração do carro.

Na maioria dos casos, o desgaste dos pneus do eixo dianteiro é bem inferior ao dos pneus do eixo traseiro. Por isso, o ideal é sempre montar os pneus novos atrás e os usados que ainda estão em bom estado na parte da frente.

Essa lógica serve tanto para carros com tração  traseira, dianteira ou mesmo uma picape 4×4. Se a dúvida surgir novamente, você já sabe: pneu novos preferencialmente devem ser colocados no eixo traseiro.

 

Por que a preferência deve ser dada ao eixo traseiro?

 

Quando você faz uma curva, os pneus de trás e os pneus da frente trabalham de diferentes formas. Nessas ocasiões, você pode perder o controle do carro se os pneus traseiros não estão conservados. A falta de aderência dos pneus traseiros representa um grande risco e a manobra para corrigir a posição do carro requer muita habilidade.

Para mais segurança nas situações difíceis e nos imprevistos, pneus novos atrás. Muito testes mostram que é mais difícil controlar o eixo traseiro do que o dianteiro.

Por isso, evite o desgaste dos pneus e esteja sempre atento aos prazos recomendados para a troca. O ideal é fazer essa revisão a cada 10 mil km, garantindo o melhor desempenho do carro na estrada.

 

Pneus novos montados na frente

 

A seguir, veja dois quadros mostrando o que deve mudar com a instalação de pneus novos atrás ou na parte da frente do carro. Veja! Primeiramente, com os pneus novos na frente.

 

  • O comportamento do carro muda totalmente e o equilíbrio FR/TR será invertido,
  • O condutor desacostumado a ter menos aderência nos pneus da frente será surpreendido com a mudança,
  • Nas pistas molhadas e escorregadias, o carro perderá aderência na traseira,
  • O condutor terá muitas dificuldades para controlar o eixo traseiro

Pneus novos atrás

 

Michelin, parceiro Ford Dimas

 

Agora, vamos explicar como o carro deve ficar se a troca dos pneus novos ocorrer na parte traseira do carro, como recomendamos a você nesse texto.

 

  • O comportamento será bem parecido aquele que o condutor estava acostumado antes da troca, com equilíbrio similar.
  • A aderência do eixo traseiro será a ideal para o condutor guiar o veículo sem riscos.
  • Seu carro terá a melhor aderência para fazer curvas.
  • Você vai dirigir com muito mais tranquilidade e segurança.

E, como valorizamos qualidade é qualidade, Pneu é no Dimas! Aqui você encontra os diferentes tipos de pneus, das principais marcas do mercado, Bridgestone, Continental, Michelin, Pirelli, Dunlop e terá o perfeito equilíbrio, a ideal aderência para rodar com segurança.