Tudo o que você precisa saber sobre a compra de carros para PCD4 min read
Tempo de leitura - 03:23
Como qualquer pessoa com deficiência sentir, as políticas de acessibilidade, no Brasil, deixam muito a desejar. No entanto, existe uma lei que, realmente, funciona e garante o direito de adquirir carros para PCD. Quer entender como pessoas com deficiência podem comprar carros zero quilômetro que saem até 30% mais acessíveis que o preço de mercado? Continue a leitura!
Como funciona a isenção de carros para PCD?
A Lei Federal 8.989 de 24 de fevereiro de 1995 é a responsável por garantir que pessoas com deficiência física tenham acesso a condições especiais ao adquirir um veículo. Basicamente, ela concede isenção parcial ou total de IPI, ICMS e IPVA para o motorista PCD ou familiares.
Os carros para PCD ajudam na mobilidade de pessoas com variadas deficiências. Apesar de o Brasil não possuir um histórico excelente no quesito adaptação para pessoas com deficiência, a Lei 8.989 é bastante eficiente.
Desde que o motorista atenda a todos os requisitos para conseguir a isenção, a Lei pode diminuir o custo do veículo, tornando bastante acessível a compra do carro.
Quais tipos de veículos se encaixam na lei?
Quem deseja ter acesso à Lei que isenta carros para PCD de alguns impostos pode escolher um dos tantos modelos adaptados. No entanto, algumas exigências devem ser atendidas:
- Carro de Fabricação Nacional;
- Moto com cilindrada que não ultrapassa dois mil centímetros cúbicos;
- Quatro portas;
- Combustível para álcool/gasolina: bicombustível;
- Não ultrapassar R$ 70 mil com impostos.
A variedade de veículos destinados a esse público é grande. Além dos carros que se encaixam no teto de custo, algumas marcas produzem linhas destinadas a pessoas com deficiência.
São carros que, normalmente, ultrapassariam o valor de R$70 mil, como algumas SUVs, mas que têm menos opcionais e acessórios para se encaixar no preço.
Se você ou alguém que conhece está pensando em adquirir carros para PCD, mas tem medo de não ter opção, fique tranquilo. A Ford, por exemplo, possui os modelos EcoSport e Ka para PCD.
Os dois carros vêm com câmbio automático de seis marchas e todas as vantagens de custo-benefício de um carro Ford.
Quem tem direito a carros para PCD?
Existe uma lista com diversas deficiências que dão direito à isenção de impostos. Entre as doenças que propiciam a isenção estão:
- AVC;
- Artrite reumatóide;
- Artrose;
- Hérnia de disco;
- Doenças degenerativas;
- Deficiência visual;
- Autismo;
- Deficiência mental severa ou profunda;
- Encurtamento de membros;
- Esclerose múltipla;
- Alguns tipos de câncer;
- LER;
- Cegueira;
- Amputação;
- Câncer de mama com retirada dos linfonodos;
- Cadeirante;
- Síndrome de Down;
- Escoliose acentuada.
Familiares de PcD (não condutor) de todas as idades, inclusive quem é pai ou mãe de criança com uma das doenças da lista podem solicitar a isenção. Além disso, parentes que conduzem deficientes podem estacionar em vagas destinadas a pessoas com necessidades especiais.
Como conseguir a isenção na hora da compra?
Para comprar carros para PCD, é preciso ter um pouco de paciência. O processo leva alguns meses até que a pessoa consiga reunir toda a documentação necessária. É possível dar entrada no processo por meio de um despachante especializado ou pessoalmente. Veja a documentação:
- Laudo médico da Receita Federal;
- Laudo médico da Fazenda do Estado;
- Declaração de disponibilidade financeira para a compra do veículo;
- Identificação do condutor autorizado (PcD ou familiar) e cópias da CNH;
- Comprovante de residência;
- Número do recibo do Imposto de Renda dos dois últimos exercícios;
- Título de eleitor;
- RG/CPF.
O condutor PCD também precisa renovar sua CNH para que contenha as restrições físicas necessárias. Somente com essa documentação, é possível dar entrada no processo para comprar carros para PCD.
Quer entender o passo a passo do processo e ainda compreender melhor sobre a Lei, quem está incluído e quem não tem direito à compra desse tipo de veículo? Confira nosso e-book completo a respeito.