Ford Transit chega a 1.000 Unidades Vendidas no Brasil4 min read
Tempo de leitura - 03:24
A Ford Transit atingiu o marco de 1.000 unidades vendidas no Brasil desde o início da produção no Mercosul, no final do ano passado. O anúncio foi feito no Salão de Hannover, na Alemanha, agora oficialmente chamado de IAA Transportation Show, a principal feira de transporte e logística do mundo, onde a Ford apresenta novos modelos elétricos e serviços para veículos comerciais, segmento do qual é líder na Europa e na América do Norte.
Além de ter maior potência e tração traseira, a Transit é o veículo com mais tecnologia embarcada de série da categoria. Primeira a vir com modem embarcado de fábrica, ela oferece novos recursos para o controle e manutenção da frota que estão sendo testados pelos clientes. “A conectividade é um diferencial importante da Transit. Ela permite que o administrador tenha informações em tempo real das condições, histórico e desempenho de cada veículo, o que agiliza os serviços e facilita o controle do negócio”, destaca Lastra.
Outro diferencial da Transit é o conforto. A cabine com conceito de “escritório sobre rodas” é pensada para o motorista que passa várias horas na direção e precisa de versatilidade e praticidade no seu trabalho.
Com essas qualidades, a nova Transit tem conquistado diferentes perfis de clientes, desde grandes empresas frotistas a pequenos empreendedores. A versão Furgão é usada no transporte de mercadorias, principalmente em entregas urbanas, que têm sido impulsionadas pelas compras online, e também com transformação para diversos usos, como serviços de saúde. A Transit Minibus é usada no segmento de transporte de passageiros, que continua crescendo em direção ao patamar de anos anteriores à pandemia, com a retomada do turismo e outras atividades presenciais.
As novidades apresentadas pela Ford em Hannover, segundo o executivo, mostram a versatilidade da Transit e tecnologias avançadas que também poderão ser lançadas futuramente no Brasil para aumentar a produtividade dos transportadores.
Veículos comerciais
No Brasil, junto com o lançamento da Transit, em 2021, a Ford criou a Divisão de Veículos Comerciais, que faz parte da organização global Ford Pro, dedicada ao segmento profissional. Atuando como uma unidade independente de negócios, ela já nasceu com uma estrutura própria de engenharia, manufatura, vendas, pós-vendas e experiência do consumidor para oferecer uma solução completa para os clientes comerciais.
“Todo o foco do nosso trabalho é voltado para a produtividade do cliente. Sabemos que o veículo é a ferramenta principal do seu negócio e não pode ficar parado”, completa Guillermo Lastra. “Por isso oferecemos um pacote completo, que começa na qualidade do produto e se completa com a oferta de tecnologias e serviços inovadores para aumentar a rentabilidade da sua operação.”
Eletrificação e serviços
A principal novidade da Ford no IAA Transportation Show é a E-Transit Custom, versão elétrica do modelo de 1 tonelada da van. Ela amplia o portfólio eletrificado da marca e, como a irmã maior E-Transit, com capacidade de 2 toneladas, traz tecnologias e equipamentos para atender diferentes tipos de aplicações, incluindo uma central elétrica para alimentação de ferramentas.
A área de serviços é outro setor no qual a Ford Pro está investindo forte. Metade das Transits vendidas na Europa passam por algum tipo de transformação e, para facilitar a integração de novos equipamentos com o sistema elétrico do veículo, a marca lançou um inovador módulo de interface. Além de evitar adaptações e emendas no chicote elétrico, ele permite que os novos controles sejam incorporados à tela do sistema multimídia SYNC.
A Ford Pro anunciou também a ampliação da sua rede de serviços móveis, chamada Ford Pro Mobile Services, com unidades que prestam assistência ao veículo do cliente na empresa ou outro local. Esse serviço foi iniciado no Reino Unido, que conta hoje com uma frota de 115 unidades e deve realizar mais de 75.000 atendimentos este ano. Ele já é oferecido também na Alemanha e tem planos de ser estendido a outros países da região.