Carregue Sua Vida Com o Novo Volvo EX906 min read
Tempo de leitura - 05:12
Muitos de nós tentamos cuidar do meio ambiente reciclando os materiais que podemos, cozinhando de uma forma que leva a menos desperdício de alimentos ou conduzindo um carro elétrico. No entanto, quando se trata de tornar seu uso de energia mais sustentável, pode ser difícil saber como aumentar a participação de fontes renováveis na eletricidade que você usa.
Porque enquanto a sociedade está aumentando sua eletrificação, com os carros desempenhando uma parte fundamental da transição verde, um aumento da demanda por eletricidade pode levar a uma pressão significativa na rede.
Acreditamos que, com o carregamento bidirecional, os carros elétricos podem ter o potencial de contribuir para uma flexibilização dessa tensão enquanto conectados – juntamente com muitos outros carros elétricos formando uma usina virtual. Ele também pode ajudar a ligar sua própria energia de casa quando necessário e desconectado se transforma em uma bateria sobre rodas que alimenta sua vida em movimento – para o seu camping, equipamentos elétricos ou sistemas de música.Clique aqui para ver o vídeo
O primeiro carro Volvo com carregamento bidirecional
O próximo Volvo EX90 totalmente elétrico, será o primeiro modelo da marca a estar pronto para recursos de carregamento bidirecional.
Inicialmente disponível em mercados selecionados, o carregamento bidirecional tem o potencial de ajudá-lo a tornar sua utilização de energia mais barata, eficiente e sustentável.
Emparelhado com recursos de carregamento inteligente que chegarão ao aplicativo Volvo Cars, o Volvo EX90 permitirá que você carregue seu carro quando a demanda da rede e os preços são baixos – geralmente o que significa que há mais fontes renováveis no mix de energia – e economizará essa energia armazenada para ser usada mais tarde.
Uma vez disponível, o carregamento bidirecional no Volvo EX90 pode permitir que você carregue sua casa, bem como outros dispositivos elétricos.
“Com o Volvo EX90, você pode carregar sua vida”, diz o chefe de ecossistema de eletrificação, Olivier Loedel. “Você pode usar sua bateria de muitas maneiras, desde dar uma carga na sua bicicleta elétrica quando você está fora de casa, até ligar um aparelho de cozinha ao ar livre para o seu passeio de acampamento no fim de semana. Pode até abastecer sua casa durante os horários de pico caros do dia”.
Além de ser capaz de carregar aparelhos e outros dispositivos, seu carro terá a capacidade de dar uma mãozinha com parte de sua carga para outros Volvos compatíveis. Por outro lado, se você está prestes a ficar sem carga, não se preocupe. Você pode aceitar a mesma ajuda de outros carros Volvo também.
Quando disponível, todo o processo de carregamento será automático e gerenciado inteiramente pela funcionalidade de carregamento inteligente no aplicativo Volvo Cars. O algoritmo subjacente também garante que você carregue e descarregue a bateria de forma limitada, reduzindo o risco de degradação da bateria.
Além da rede
Dependendo das regras específicas para cada mercado de energia, o carregamento bidirecional também poderia permitir que os clientes auxiliem a rede de diferentes maneiras. Isso pode incluir tomar mais energia durante os momentos em que há um excedente de energia renovável e até vender energia de volta durante o horário de pico de uso quando há mais demanda. Se a maioria dos carros tiver essa funcionalidade no futuro, então a rede de distribuição pode ser equilibrada com mais frequência. Isso poderia aumentar a sustentabilidade geral, reduzindo o potencial desperdício de energia de fontes renováveis em momentos em que a produção supera a demanda.
Imagine este cenário: Você chega em casa do trabalho com muita energia sobrando na bateria, que anteriormente foi carregada com eletricidade mais barata e mais limpa. Durante a noite, seu carro pode ser conectado e descarregar energia quando os preços da eletricidade são mais altos. Uma vez que a energia é geralmente mais barata quando fontes neutras em termos climáticos estão contribuindo mais para o fornecimento de energia, essa transação de energia pode economizar dinheiro em sua conta de energia e devolver energia mais limpa à rede ao mesmo tempo.
“Acreditamos em um futuro em que nossos clientes possam apoiar a rede usando essa tecnologia, permitindo um uso mais eficiente e sustentável da eletricidade no dia a dia”, diz Olivier Loedel.
Planejamos oferecer o hardware necessário para começar a usar recursos de carregamento bidirecional, incluindo uma caixa de parede avançada e um sistema de gerenciamento de energia doméstica. Outros acessórios, como plugues adaptadores para aparelhos e cabos para carregar outros carros também estarão disponíveis.
Observações
- Futuras tecnologias e recursos são descritos, e os recursos podem variar. Os recursos podem não estar disponíveis em todos os mercados e não serão padrão em todos os mercados ou para todos os modelos.
- A oferta de carregamento bidirecional será inicialmente lançada em mercados selecionados. No momento, estamos investigando quais casos de uso poderemos oferecer em diferentes mercados.
- Vamos equipar o Volvo EX90 com o hardware necessário para suportar a rede, e estamos avaliando em quais mercados seria possível oferecer isso aos nossos clientes.
Sobre a Volvo Cars
A fabricante sueca de carros premium foi fundada em 1927 pelo engenheiro Gustav Larson e pelo economista Assar Gabrielsson, na cidade de Gotemburgo e, desde a sua fundação, tem as pessoas em primeiro lugar e no centro da marca. Com produção global na Europa, Ásia e América do Norte, a Volvo tem como objetivo oferecer aos clientes a melhor experiência em mobilidade segura, sustentável e pessoal.
No Brasil, a marca comemora o melhor primeiro semestre de sua história. Consolidada na vice-liderança do segmento premium, a marca sueca comercializou 3.874 unidades, que correspondem a 18% de participação no mercado Premium.
A Volvo Cars é líder isolada entre os eletrificados plug-in, com quase 70% das vendas no Brasil. Segue ocupando o primeiro lugar entre os SUVs Premium no País e o XC60 é o veículo híbrido brasileiro que menos desvaloriza em um ano dentre todos os modelos, segundo pesquisa da Auto Informe.