Cadeirinha para carro: saiba o jeito certo de levar bebês e crianças4 min read
Tempo de leitura - 04:02
Em junho do ano passado, o governo brasileiro enviou um projeto a Câmara dos Deputados propondo diversas alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entre as mudanças previstas, está a extinção da multa para quem não utiliza a cadeirinha para carro no transporte de crianças.
Embora essa proposta esteja em tramitação, o uso do equipamento é muito importante e tem o objetivo de aumentar a segurança dos pequenos em qualquer passeio de carro. Neste post, vamos explicar o jeito certo de usar a cadeirinha para crianças e bebês no carro. Siga a leitura!
A importância da cadeirinha para carro
Assim como a cadeirinha pet, a cadeirinha para carro é de uso obrigatório. Trata-se de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e determina que crianças com até sete anos e meio de idade devem ser levadas em um dos bancos traseiros e usar equipamento de segurança específico para sua faixa etária.
Entre os benefícios, o acessório evita lesões na cabeça, na coluna vertebral e impede que a criança seja lançada para fora do carro nos acidentes. Quando usada corretamente, a cadeirinha infantil reduz de 64% a 73% o risco de lesões graves e morte.
O que é ideal para cada idade?
Além de usar a cadeirinha para proteger quem tem até 7 anos e meio, o equipamento varia um pouco, de acordo com a idade da criança. Veja!
- até 12 meses: bebê conforto;
- 1 a 4 anos: cadeirinha;
- 4 a 7 anos e meio: assento elevado.
A partir dos 7 anos e meio até os 10, as crianças devem usar cinto de segurança e ficar somente no banco de trás.
A partir dos 10, elas podem usar o banco da frente, desde que estejam com cinto de segurança, assim como qualquer outro adulto.
O jeito certo de usar
Se você quer atender à legislação e levar a criança mais protegida, precisa adotar alguns cuidados na hora de posicionar a cadeirinha para carro. Nos tópicos seguintes, explicamos o que deve fazer para “colaborar” com o trabalho do equipamento de segurança.
Certificação
A primeira obrigação dos pais em relação a cadeirinha para carro é adquirir um produto com selo do INMETRO. Isso indica que o equipamento atende aos requisitos de segurança, como a adequação à idade e ao peso da criança.
Posição dos bebês
A posição do equipamento também requer um cuidado importante. Os bebês têm que andar de costas em relação ao movimento do carro até completar um ano ou chegar aos 9 Kg. Nessa posição, a proteção aumenta contra ferimentos na coluna cervical no caso de acidente.
Tiras do equipamento
As tiras devem ser posicionadas abaixo do ombro da criança. Você deve ajustá-las de um modo confortável ao corpo, deixando a folga de um dedo, e posicionar o clipe peitoral na altura das axilas – nos equipamentos que têm esse elemento.
Cabeça
O equipamento deve ficar inclinado o suficiente para que a cabeça da criança descanse de forma plana. Você pode colocar um pano embaixo ou outro material para chegar a inclinação ideal.
Entre a cadeirinha e a criança
Não coloque nada entre a criança e a cadeirinha. Evite colocar roupas grossas ou acolchoados entre a criança e as tiras, pois esses materiais podem apertar nas situações de acidente, afrouxar e reduzir a eficiência do equipamento.
Cuidado com airbags
Não use a cadeirinha para carro de costas para o movimento do automóvel, nos lugares onde existe um airbag frontal ou lateral ativado. A força desse item de segurança pode causar ferimentos graves e até uma fatalidade.
Outros cuidados importantes
- Nunca transporte a criança no colo, nem mesmo nos bancos de trás;
- Crianças devem entrar e sair do carro pela calçada;
- Jamais transporte a criança no porta-malas;
- Cintos de segurança são desenvolvidos para pessoas com no mínimo 1,45m de altura;
- Não permita que a criança posicione o cinto peitoral embaixo do braço ou por trás das costas;
- Em toda situação, a criança deve apoiar as costas no banco ou na cadeirinha.
Gostou da leitura? Agora você sabe como deve usar a cadeirinha para carro no carro. Se você valoriza a sua vida, dos seus familiares e dos desconhecidos na estrada, vai gostar de conhecer nosso guia de segurança no trânsito. Acesse e até a próxima!