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Carros elétricos

IPVA mais barato impulsiona venda de carros híbridos em Santa Catarina4 min read

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Mais de quatro veículos híbridos são vendidos diariamente no Estado, o que oferece condições mais favoráveis para a compra de um zero quilômetro.

Pensando em comprar um zero quilômetro? Saiba que esse é o momento ideal para investir
no seu, principalmente se você está pensando em um modelo híbrido ou elétrico. Isso
porque Santa Catarina é o Estado com os incentivos fiscais mais atrativos da região Sul do
Brasil, oferecendo uma carga tributária menor em comparação aos vizinhos e,
consequentemente, preços mais competitivos.

Segundo dados divulgados pela Secretaria da Fazenda de Santa Catarina, as alíquotas
aplicadas no Estado estão mantidas em 2% para carros e utilitários nacionais, enquanto no
Paraná a alíquota é de 3,5% e, no Rio Grande do Sul, de 3%.

Além de ter as menores taxas do Sul, o secretário Cleverson Siewert explica que o Estado
manteve a mesma alíquota do IPVA. Hoje o imposto catarinense é menor do que o
praticado em cerca de 90% do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, por
exemplo, têm alíquota de 4%, os mais caros do país.

Para calcular o IPVA é necessário levar em conta o valor do veículo na tabela FIPE –
Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. O imposto leva em consideração o mercado
automotivo catarinense, com mais de 5,7 milhões de veículos registrados em sua frota.

Mais incentivos, mais vendas

Além do IPVA mais baixo, Santa Catarina possui outras vantagens que beneficiam a venda
dos zero quilômetro, como infraestrutura rodoviária, localização geográfica estratégica – que
ajuda na redução de custos logísticos e dos prazos de entrega – e o mercado, que se
mantém aquecido e equilibrado, com uma demanda crescente por veículos novos.
Prova disso é o grande interesse dos catarinenses pelos modelos híbridos e elétricos.
Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), cerca de 4,5 veículos nesses
modelos são vendidos diariamente no Estado – e a chegada da Great Wall Motors no
Estado comprova essa tendência.

Antes mesmo da inauguração, a GWM vendeu 193 unidades de seu lançamento, o Haval
H6. Desse número, mais de 140 foram realizadas pela concessionária Dimas GWM,
representante exclusiva da marca na Grande Florianópolis e nas cidades de Balneário
Camboriú, Blumenau e Joinville.

O modelo também bateu recordes de vendas em maio e junho, tornando-se o veículo
híbrido mais vendido e emplacado por dois meses consecutivos em todo o Brasil. Ainda de
acordo com a ABVE, o mercado nacional pode superar a previsão de 70 mil vendas de
veículos eletrificados até o fim deste ano.

Além disso, a infraestrutura de recarga também está acompanhando essa tendência.
O Governo do Estado anunciou o plano de instalação de mais de 10 estações de recarga
para veículos elétricos nas rodovias de todas as regiões. O projeto do Corredor Elétrico
Catarinense abrange 1.500 km de rodovias e 34 estações de recarga.

Até 2026 haverá a construção de novas subestações, expansão da capacidade das
subestações existentes, instalação de novas linhas de distribuição e investimentos em
média e baixa tensão.

Somado aos incentivos do Governo, a GWM anunciou o investimento de R$ 10 bilhões na
próxima década no Brasil. Esse aporte é para a instalação da sua maior operação industrial
fora da China.

Como diferencial, a montadora antecipa que todos os carros comercializados no país terão
conectividade e recursos inteligentes, como tecnologia 5G, direção semi-autônoma (nível 2),
inteligência artificial e comandos de voz para várias funções do veículo. Cerca de 60% dos
modelos fabricados em solo nacional até 2025.

O Haval H6, SUV híbrido mais vendido e emplacado do Brasil nos últimos dois meses, será
produzido em Iracemápolis, interior de São Paulo. Concorrente do Jeep Compass e do
Commander, o modelo ganhou detalhes exclusivos com a vinda para o país, como o visual
mais agressivo e as rodas de liga leve de 19 polegadas.

Ele possui três motores: dois elétricos, um em cada eixo, e um à combustão na dianteira.
Apesar de híbrido, o Haval H6 oferece a experiência mais próxima de um carro elétrico. A
bateria tem 34 kWh e promete ser o suficiente para uma autonomia de até 170 km no modo
elétrico e no ciclo NBR.

A GWM afirmou que a recarga do modelo em corrente rápida é de até 80% em 29 minutos.
Já em corrente lenta, a recarga total pode levar até 10 horas.
Com tantos incentivos, uma coisa é certa: esse é o momento ideal para garantir seu zero
quilômetro, principalmente se você deseja investir em um modelo híbrido ou elétrico. Para
conhecer e obter mais informações sobre os veículos da GWM em Santa Catarina, acesse
o site.
Aproveite também e acompanhe as atualizações no perfil da Dimas GWM no
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