Passo a passo para comprar o seu primeiro carro4 min read
Tempo de leitura - 03:39
Ao completar 18 anos quase todo jovem tem dois sonhos: tirar a carteira de motorista e conseguir comprar o primeiro carro. Mas quem disse que precisa ser somente um sonho? Alcançar esse objetivo é possível, mas quem está prestes a comprar um veículo pela primeira vez precisa de alguns cuidados.
Para te ajudar no processo de compra e na escolha, você pode conferir, abaixo, o passo a passo completo para comprar seu primeiro carro.
Como comprar o primeiro carro?
Fonte da imagem: Pixabay
Quem está acostumado a comprar veículos nem precisa pensar muito no assunto. A maioria tem um vendedor de confiança ou sabe onde buscar os melhores anúncios. Também já tem certeza se quer um carro usado ou zero quilômetro, as vantagens e acessórios que procura.
Mas e quem nunca teve um automóvel próprio? Como pode tomar tantas decisões sem experiência?
Vamos em frente!
1. Planejamento financeiro
Assim como em qualquer grande decisão da vida, tudo começa com o planejamento. Os futuros donos de um veículo precisam saber quanto vão gastar na compra e como pretendem ganhar ou guardar esse dinheiro.
Nessa primeira etapa, responda algumas perguntas importantes, como:
- Qual é a sua reserva de dinheiro?
- Quanto você pretende dar de entrada no veículo?
- Você pretende usar um financiamento para pagar o carro?
Considere todas essas respostas e pense no valor do veículo que procura. Ele deve estar dentro das suas possibilidades de pagamento sem inseri-lo em dívida.
Se decidir financiar, pense bem na diferença de valor do parcelamento. Quanto maior o número de parcelas, maior o custo final do carro.
2. Pesquisa do custo do carro
Um erro comum, até de compradores mais veteranos, é pensar que você só precisa ter capital o suficiente para comprar o veículo.
No entanto, o dono de um carro logo descobre que vai muito além disso. É preciso um orçamento adequado para despesas mensais, como abastecimento e limpeza do mesmo.
Mas o que realmente pesa no bolso são as manutenções, seguro e IPVA. Esses custos aumentam muito o gasto com um carro e, podem ser anuais.
Um carro usado, por exemplo, precisa passar pelas revisões determinadas pelo fabricante, mesmo depois da garantia.
O custo de troca de óleo, pneus e filtros de ar e combustível também precisa entrar na conta.
O tipo de veículo influencia também no seguro e no IPVA que o condutor precisa pagar todos os anos, ou seja, colocando na ponta do lápis, fica evidente que é preciso se planejar para não gerar endividamentos.
3. Carro novo vs. carro usado
Essa decisão fica em terceiro lugar, porque você precisa entender os dois passos anteriores para comprar o primeiro carro.
Sem saber seu orçamento e os custos de um veículo, dificilmente, você consegue saber se pode ter um carro novo ou um usado.
Para quem acabou de tirar a CNH, o carro usado é uma boa opção, contanto que tenha rodado até 100 mil km.
Motoristas recém habilitados ainda estão aprendendo os truques do volante, então, é melhor que estejam com um veículo seminovo, que não seja difícil de consertar, caso sofra arranhões ou pequenas batidas.
Tenha o cuidado de não escolher um carro muito antigo ou com uma quilometragem alta demais. Eles são mais suscetíveis a problemas técnicos e, em alguns casos, geram altos custos com manutenção.
Qual é o melhor modelo para primeiro carro?
carros usados ou seminovos são excelentes para quem acabou de tirar a CNH. O ideal é que esses veículos tenham direção hidráulica ou elétrica, que facilita na hora de manobrar e melhora a economia de combustível.
Quanto ao modelo, o recomendado são os mais compactos e de passeio. Eles são mais simples para estacionar, diferente dos sedãs e caminhonetes, que exigem mais habilidade do motorista.
Um bom exemplo é o Ford Ka. Não importa se você está vendo uma versão seminova, ou zero, ele é ótimo para novos habilitados ou qualquer um que esteja para comprar o primeiro carro.
No quesito combustível o veículo é econômico, com um motor leve e potente, ótimo para circular pela cidade ou estrada.
Continua em dúvida? Ligue para uma concessionária da sua confiança e agende um test drive. Nada melhor para tomar a decisão de compra do que sentir o carro em funcionamento.