
Volvo EX30 vence prêmio como modelo elétrico com menor depreciação4 min read

Tempo de leitura - 03:51
Acabou o medo de negociar um carro elétrico no mercado de seminovos. Pelo menos no caso do Volvo EX30. Esta é a conclusão apresentada pela renomada revista Quatro Rodas, em parceria com o Mobiauto, plataforma digital de compra e vendas de veículos, no prêmio “Melhor Revenda 2025”. O SUV compacto foi o campeão entre os modelos elétricos com valor até R$ 300 mil.
Lançado oficialmente em maio do ano passado, o EX30 começou a ser vendido no fim de 2023, por isso foi considerado pela revista. Com depreciação de 7%, foi o único modelo da categoria a ficar abaixo dos dois dígitos, mesmo disputando com concorrentes de valor bem abaixo.

Para se ter uma ideia, esta porcentagem foi mais baixa do que categorias similares a combustão, como “SUV Compacto de Entrada” e “SUV Compacto de Topo”, em que os vencedores tiveram desvalorização de 15% e 8%, respectivamente.
“Este prêmio é muito importante para todo o time da Volvo Car Brasil, mas, na minha opinião, é ainda mais importante para a indústria e para aqueles que ainda duvidam de carros elétricos. Mostra que a desvalorização acontece em níveis semelhantes em carros a combustão, híbridos e elétricos. Este tipo de estudo, feito pela Quatro Rodas junto com a Mobiauto, é importante para quebrar a retórica que existe, seja de pessoas que jogam contra ou de inverdades que acabam se disseminando pela internet. Os carros elétricos vieram para ficar”, afirma Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.
Até o fim de março, o EX30 foi responsável por 43,4% dos emplacamentos da Volvo no mercado nacional. Foram 909 unidades emplacadas nos três primeiros meses de 2025, ajudando a marca sueca a atingir a marca de 2.091 carros vendidos, um crescimento de 26,7%, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Sobre a Volvo Cars em 2024 – Durante o ano de 2024, a Volvo Car Group registrou um lucro operacional recorde de SEK 27 bilhões (em torno de R$ 14,3 bilhões). A receita em 2024 atingiu o máximo histórico de SEK 400,2 bilhões (mais de R$ 212 bilhões), enquanto as vendas globais atingiram o recorde de 763.389 carros.
Sobre o Grupo Volvo Car – A Volvo Cars foi fundada em 1927. Hoje é uma das marcas de automóveis mais conhecidas e respeitadas no mundo, com vendas para clientes em mais de 100 países. Volvo Cars está listada na Nasdaq Bolsa de Estocolmo, onde é negociada sob o ticker “VOLCAR B”.
“For Life. Dar às pessoas a liberdade de se movimentarem de forma pessoal, sustentável e segura”. Esse propósito se reflete a ambição da Volvo Cars de se tornar uma montadora de carros totalmente elétricos e em seu compromisso com uma redução contínua da sua pegada de carbono, com o objetivo de atingir zero emissões de gases com efeito de estufa até 2040.
Em dezembro de 2024, a Volvo Cars empregava aproximadamente 42.600 funcionários em tempo integral. A principal sede da Volvo Cars fica localizada em Gotemburgo (Suécia), onde se concentram as principais equipes como: desenvolvimento de produtos, marketing e funções administrativas. A Volvo Cars tem fábricas localizadas em Gotemburgo, Ghent (Bélgica), Carolina do Sul (EUA), Chengdu, Daqing e Taizhou (China). A empresa também possui centros de R&D e design em Gotemburgo e Xangai (China).
Sobre a Volvo Car Brasil – A Volvo conta com seis modelos em seu portfólio no Brasil: os elétricos EX30, EX40, EC40 e EX90, além dos icônicos híbridos XC60 e XC90. O EX30, SUV elétrico compacto, é o modelo mais acessível da marca sueca, atualmente, surgiu para mudar padrões. Além de carregar todos os padrões de requinte, tecnologia, sustentabilidade e segurança da montadora, amplia a presença da fabricante para segmentos mais volumosos. Com preços competitivos, é a nova porta de entrada para clientes acessarem o universo premium e elétrico.
Em 2024, a empresa encerrou com 8.682 veículos emplacados, que representa uma estabilidade frente ao ano anterior, mantendo a marca de 17% de share de emplacamentos no segmento premium.
Lançado em maio do ano passado, o Volvo EX30 teve 2.748 emplacamentos, sendo o veículo premium totalmente elétrico mais vendido do país, representando 82,5% das vendas de elétricos no mercado Premium onde atua.
Outro grande ícone da marca, o Volvo XC60, segue liderando as vendas de híbridos na categoria Premium, com 3.287 veículos emplacados em 2024, representando mais de 29,1% das vendas na categoria.
A Volvo é, ainda, a empresa que mais investe em eletrificação no país, com um investimento superior a R$70 milhões. Atualmente, já são mais de 60 eletropostos em funcionamento nas rodovias das cinco regiões do Brasil.