Por Marketing

Volvo

World Car Awards: Volvo EX90 conquista o título mundial na categoria Carro de Luxo7 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 05:36

O Volvo EX90 totalmente elétrico é o carro de luxo mais impressionante lançado nos últimos 12 meses. Foi a afirmação feita pelo júri especializado do World Car Awards. O SUV familiar de sete lugares conquistou o título de Carro de Luxo Mundial com seu interior confortável e refinado, tecnologia de segurança avançada e design escandinavo distinto.

O EX90, lançado na última semana aqui no Brasil, levou o título em evento realizado nesta quarta-feira (16), antes do Salão Internacional do Automóvel de Nova York, em Manhattan. O júri do World Car Awards, composto por 96 jornalistas automotivos de 30 países, incluindo o Brasil, avaliou o modelo durante extensos testes de direção, nos quais puderam apreciar plenamente a condução silenciosa, porém potente, do EX90, que conta com dois motores elétricos que entregam 517 cavalos de potência, juntamente com seu interior ergonômico e luxuoso, projetado para o conforto em longas viagens.

“Estamos felizes em ver o EX90 receber o reconhecimento que realmente merece”, afirma Håkan Samuelsson, CEO da Volvo Cars. “A concorrência foi acirrada, mas este prêmio prova que o EX90 atrai alguns dos clientes mais exigentes do mundo.”

Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil, corrobora com o discurso de Håkan Samuelsson. “O EX90 é um carro incrível, que chega para ser o Volvo mais seguro já feito, até hoje. Ele combina tecnologia, conforto e requinte ideal para quem precisa de espaço para a família. Aqui no Brasil, começamos a pré-venda em fevereiro e nossa rede vem comentando que o carro tem tido uma boa aceitação por parte dos clientes. Este título deve trazer mais interessados”, comenta Godoy.

Volvo EX90

O design do EX90 tem uma abordagem direta, remetendo a alguns dos fundamentos do design escandinavo. Um aspecto importante é que a forma acompanha a função. A frente é confiante, porém suavemente arredondada, permitindo que o ar flua de forma ideal ao redor do carro. Esse design, combinado com elementos nivelados, como vidros laterais, também melhora significativamente a aerodinâmica e a eficiência.

Volvo EX90

Integrar o LiDAR no EX90 foi um desafio aerodinâmico, mas valeu a pena devido à sua contribuição para a segurança, combinando câmeras, radares e sensores ultrassônicos. Juntos, eles fornecem uma imagem detalhada do que está acontecendo ao redor do carro e potencializam a segurança dos ocupantes e de quem está nos entornos. Para maximizar sua eficácia e reduzir o arrasto aerodinâmico, o integramos no centro da linha do teto, sob uma cobertura de baixo perfil – uma solução quase perfeita.

No interior da cabine, que está entre as mais silenciosas do segmento, o EX90 apresenta novos materiais inovadores que destacam a perspectiva única da Volvo Cars sobre o luxo moderno. O Nordico, por exemplo, é um estofamento sem couro, com visual elegante, feito com materiais reciclados e material de origem biológica proveniente de florestas da Suécia e da Finlândia. A avançada tecnologia LED interna, que reproduz um espectro de luz próximo ao da luz solar natural, e a decoração em madeira com iluminação traseira contribuem para o ambiente a bordo.

Volvo EX90

Com sua configuração de sete lugares, o EX90 oferece uma vantagem rara em seu segmento: amplo espaço no porta-malas. Com todos os sete bancos rebatidos, o EX90 tem capacidade de carga de até 324 litros atrás da terceira fileira. Com a terceira fileira rebatida, a capacidade de armazenamento sobe para 697 litros, o que faz com que o EX90 se destaque entre muitos de seus concorrentes.

Com este título, a Volvo Cars chegou à terceira conquista do World Car Awards, incluindo o prêmio de Carro Mundial do Ano de 2018 para o Volvo XC60 e o de Carro Urbano de 2024 para o Volvo EX30. Em 2018, o CEO da Volvo Cars, Håkan Samuelsson, foi o primeiro vencedor do prêmio de Personalidade do Ano da premiação.

Sobre a Volvo Cars em 2024 – Durante o ano de 2024, a Volvo Car Group registrou um lucro operacional recorde de SEK 27 bilhões (em torno de R$ 14,3 bilhões). A receita em 2024 atingiu o máximo histórico de SEK 400,2 bilhões (mais de R$ 212 bilhões), enquanto as vendas globais atingiram o recorde de 763.389 carros.

Sobre o Grupo Volvo Car – A Volvo Cars foi fundada em 1927. Hoje é uma das marcas de automóveis mais conhecidas e respeitadas no mundo, com vendas para clientes em mais de 100 países. Volvo Cars está listada na Nasdaq Bolsa de Estocolmo, onde é negociada sob o ticker “VOLCAR B”.

“For Life. Dar às pessoas a liberdade de se movimentarem de forma pessoal, sustentável e segura”. Esse propósito se reflete a ambição da Volvo Cars de se tornar uma montadora de carros totalmente elétricos e em seu compromisso com uma redução contínua da sua pegada de carbono, com o objetivo de atingir zero emissões de gases com efeito de estufa até 2040.

Em dezembro de 2024, a Volvo Cars empregava aproximadamente 42.600 funcionários em tempo integral. A principal sede da Volvo Cars fica localizada em Gotemburgo (Suécia), onde se concentram as principais equipes como: desenvolvimento de produtos, marketing e funções administrativas. A Volvo Cars tem fábricas localizadas em Gotemburgo, Ghent (Bélgica), Carolina do Sul (EUA), Chengdu, Daqing e Taizhou (China). A empresa também possui centros de R&D e design em Gotemburgo e Xangai (China).

Sobre a Volvo Car Brasil – A Volvo conta com seis modelos em seu portfólio no Brasil: os elétricos EX30, EX40, EC40 e EX90, além dos icônicos híbridos XC60 e XC90. O EX30, SUV elétrico compacto, é o modelo mais acessível da marca sueca, atualmente, surgiu para mudar padrões. Além de carregar todos os padrões de requinte, tecnologia, sustentabilidade e segurança da montadora, amplia a presença da fabricante para segmentos mais volumosos. Com preços competitivos, é a nova porta de entrada para clientes acessarem o universo premium e elétrico.

Em 2024, a empresa encerrou com 8.682 veículos emplacados, que representa uma estabilidade frente ao ano anterior, mantendo a marca de 17% de share de emplacamentos no segmento premium.

Lançado em maio do ano passado, o Volvo EX30 teve 2.748 emplacamentos, sendo o veículo premium totalmente elétrico mais vendido do país, representando 82,5% das vendas de elétricos no mercado Premium onde atua.

Outro grande ícone da marca, o Volvo XC60, segue liderando as vendas de híbridos na categoria Premium, com 3.287 veículos emplacados em 2024, representando mais de 29,1% das vendas na categoria.

A Volvo é, ainda, a empresa que mais investe em eletrificação no país, com um investimento superior a R$70 milhões. Atualmente, já são mais de 60 eletropostos em funcionamento nas rodovias das cinco regiões do Brasil.