Baterias de carros eletrificados podem ser 100% recicladas2 min read
As baterias de carros eletrificados, que têm uma vida útil de até 15 anos, podem ser recicladas, mostrando que essa tecnologia não é nova e, são similares às baterias já utilizadas no Brasil.
Baterias de Carros Elétricos e Híbridos São 100% Recicláveis, Afirma ABVE. A inclusão dos carros elétricos e híbridos no chamado “Imposto do Pecado”, proposta na Reforma Tributária, evidencia a falta de compreensão de alguns parlamentares por essa tecnologia.
A tecnologia dessas baterias é a mesma empregada pelas montadas em seus veículos eletrificados. “As baterias de lítio já estão presentes na sociedade brasileira há pelo menos 25 anos”
Tipos de baterias
- Baterias de lítio são preferidas pelas montadoras devido ao bom desempenho em altas temperaturas e capacidade de reciclagem dos seus componentes.
- NMC (Lítio Níquel-Manganês-Cobalto), são incrivelmente populares nos dias de hoje. Você pode encontrá-las em dispositivos como notebooks, smartphones, drones, câmeras fotográficas, veículos elétricos, entre outros.
- LFP (Lítio Ferro-Fosfato), são utilizadas em vários contextos, como na indústria automóvel, armazenamento de energia doméstica e em sistemas de armazenamento de energia em grande escala.
- NCA (Lítio Níquel-Cobalto-Alumínio), existe desde 1999 para aplicações especiais.
Ela compartilha semelhanças com NMC, oferecendo alta energia específica, boa potência específica e uma longa vida útil. Menos vantajosos em relação a outros tipos de baterias lítio íon são a segurança e o custo. - Li-S (Lítio Enxofre), A bateria de lítio-enxofre é um tipo de bateria recarregável, notável por sua alta energia específica.
As baterias de veículos eletrificados duram de 10 a 15 anos e, ao atingir 50% de sua capacidade original, podem ter uma “segunda vida” em sistemas de armazenamento de energia solar ou eólica.
Durante o processo de reciclagem, que envolve a trituração das baterias, são gerados três tipos de materiais que são cuidadosamente separados:
Plásticos, fragmentos de alumínio e cobre, e os chamados metais nobres (lítio, cobalto e níquel).
Todos esses materiais são recicláveis, mas os resíduos dos metais nobres são os mais valorizados no mercado internacional.
Eles são conhecidos como “Massa Negra” devido à sua aparência, que, é enviado para separação dos metais e reutilizado na fabricação de novas baterias