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Reciclagem das baterias de Veículos Elétricos4 min read

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Com o crescimento nas vendas de veículos com motores elétricos, surgiu uma preocupação com a reciclagem das baterias de veículos elétricos. A procura por veículos elétricos (VEs) vem ganhando destaque nos últimos anos e cada vez mais companhias anunciam investimentos nesse setor. A Honda, uma dos grandes fabricantes de automóveis da atualidade, por exemplo, anunciou um investimento de quase US $40 bilhões. Além disso, possui uma meta de oferecer 30 novos carros elétricos até 2030.

Aliás, o comprometimento com esse setor não se dá apenas por parte de uma empresa. Diversos países como o Reino Unido e o Japão já tem uma data para que as vendas de veículos passem a ser de apenas veículos elétricos.

Portanto, essa mudança do motor a combustão para baterias elétricas terá alguns impactos tanto para o consumidor – a vida útil e a troca das baterias – quanto para o meio ambiente – descarte e reciclagem das baterias. Em nosso primeiro artigo explicamos o que são as baterias dos VEs, sua capacidade e a autonomia que traz para os veículos elétricos. Nesse artigo entenderemos os outros pontos citados: vida útil, custo de troca e reciclagem das baterias. 

Vida útil das Baterias

A vida útil das baterias de carros elétricos variam de fabricante para fabricante. A Tesla, por exemplo, fornece uma garantia de 8 anos ou 240 mil km nos modelos X e S, e 8 anos ou 160 mil km nos modelos 3 e Y. Esses valores são parecidos com os de outras marcas, como a Nissan ou a Volkswagen.

Os ciclos de carga (carga total seguida de descarga total) é um fator de impacto significativo na vida útil da bateria. Quanto mais ciclos completos de carregamento e descarga, menor a capacidade da bateria de íon de lítio.

Em razão disso, as baterias dos veículos elétricos são “bufferizadas”. Por esse motivo, não é possível usar toda a energia armazenada na bateria, reduzindo assim o número de ciclos pelos quais a bateria passa. A bufferização, juntamente com outras técnicas, como sistemas de refrigeração inteligentes, contribuem para que essas baterias contem com muitos anos de vida útil. Você encontra mais informações sobre o tema podem ser encontradas no nosso artigo Ansiedade da autonomia: mito ou uma preocupação real?

Custo de troca de uma bateria

Conforme as pesquisas de preços de baterias anuais da Bloomberg NEF, na última década, os preços caíram de quase US $1.200 por quilowatt-hora, em 2010, para US $132/kWh em 2021. Para um veículo elétrico com uma bateria de 50 kWh, isso representa uma economia de mais de US $53.400. Essa diminuição nos preços se deve graças aos esforços para aumentar a disponibilidade de matéria-prima para a produção das baterias. Como, por exemplo, o aumento da mineração de lítio, níquel, cobalto e magnésio.

Finalmente, a substituição da bateria de um veículo elétrico varia conforme o fabricante e a garantia desse componente pode chegar até 8 anos ou aproximadamente 160 mil km. Logo, ao adquirir um VE, é importante que se verifique a garantia oferecida pelo fabricante para o caso de imprevistos.

Reciclagem das baterias

O tempo que as baterias gastam em um veículo elétrico geralmente é apenas o começo de sua vida útil. Uma vez removidas de um carro, a maioria das baterias ainda será adequada para outros trabalhos exigentes. Como exemplo disso, temos o armazenamento de energia na rede elétrica ou em casa. Fabricantes de automóveis já começaram a fazer a reciclagem das baterias de veículos elétricos para outras finalidades. Por exemplo, a Nissan planeja usar baterias retiradas dos VEs para fornecer energia de reserva para a Amsterdam Arena.

Quando as baterias chegam ao fim de sua vida útil, sem poderem ser utilizadas em outras finalidades, elas são recicladas. Normalmente isso envolve separar materiais valiosos, como sais de cobalto e lítio, aço inoxidável, cobre, alumínio e plástico.

Apesar de apenas cerca de metade dos materiais em uma bateria de VEs poder ser reciclada, a expectativa de uma explosão na popularidade dos VEs na próxima década traz consigo a mobilização dos fabricantes para resolver essa questão.

A Volkswagen, por exemplo, anunciou recentemente uma planta piloto para reciclagem de baterias que trabalhará visando reciclar 97% dos componentes da bateria. Sendo assim, nesse processo, as baterias serão trituradas, secas e peneiradas para recuperar materiais valiosos, podendo ser usados ​​para fabricar novas baterias.